quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PROFº Drº CLOVIS MARZOLA


Profº Drº Clovis Marzola, figura importantíssima na Odontologia Brasileira.

ESCULTURA DENTAL


sexta-feira, 9 de julho de 2010

AMIGAS DA FACUL

CASSIA, MÉRCIA, CASSIANA, FRANCIELI, FABIANA, MAYARA, VALÉRIA E CAMILA

1º SEMESTRE



Quando menos esperei terminou o 1º semestre, foi uma experiência maravilhosa, estudar sobre o corpo humano, seu funcionamente, sua estrutura, entre outras.

Odontologia, tornou-se não só um sonho mas uma realidade, algo que vem acontecendo de maneira fantástica, ecantadora, pois espero que daqui pra frente todo esse encanto continui fazendo parte desta rotina.

Assim iniciarei o próximo semestre, com muita determinação e Fé em Deus.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SÍMBOLO DE ODONTOLOGIA

A criação do símbolo da Odontologia remonta ao tempo de Hipócrates (460-377 a.C.). Conta a lenda que o pai da medicina tinha duas filhas: Hygia, que o ajudava em sua lida diária na arte de curar e no estudo dos males que afligiam o homem, e Panacéa, vaidosa, que passou a vida inteira a procura do elixir da longa vida, o soro da juventude que lhe conservasse a mocidade e a beleza.
Por isso, o vocábulo higiene significa prevenção a doenças, asseio, enquanto panacéa é a droga que não faz efeito, não serve para nada. Certa vez, estava Hipócrates em sua faina cotidiana, quando percebeu que uma cobra venenosa dele se acercou e, enrolando-se no seu cajado, estava prestes a executar o bote para aplicar-lhe a picada fatal. Calmo, do alto de sua sabedoria e do poder que o saber lhe conferia, disse para a serpente: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. E, ato contínuo, tomou uma ânfora que usava na mistura de ervas e princípios químicos e encheu-a deleite, oferecendo-a à cobra. Esta logo desceu do cajado, enrolou-se na ânfora e bebeu o leite.
Estavam criados os símbolos da Medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o da Farmácia (a cobra envolvendo a ânfora). De acordo com Dr. Ranilson de Amorim, por ser mais nova que a Medicina e a Farmácia, a Odontologia só teve seu símbolo criado posteriormente. “Foi em um congresso internacional realizado na cidade de Granada quando, em convenção, foi decidido que diante da origem dos símbolos da medicina e da farmácia, por ser uma profissão de saúde e estar intimamente ligada em currículo e desempenho profissional às outras duas, o seu 1º símbolo deveria ser uma pira que representa o saber, envolvida por duas serpentes; a sua pedra representativa deveria ser a granada, em homenagem à cidade que acolhera aquele evento; e a cor, o grená desta pedra preciosa”, conclui. Atualmente a pira foi substituída pelo cajado.